http://www.google.com.br/analytics/

(79)99145-8999

NO AR

MELHOR DA MPB

www.sergipeemacao.com.br

Política

Plenário da Câmara elege Mesa Diretora para o biênio 2019/2020

Publicada em 12/08/17 as 04:05h por Rádio Liberdade FM - 45 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

Com chapa única, o Plenário da Câmara Municipal de Aracaju elegeu com 20 votos favoráveis e 4 abstenções, a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019/2020, alterando apenas um dos nomes da atual composição. Como presidente, permanece Nitinho (PSD); já o vice-presidente passa a ser Thiaguinho Batalha (PMB); 1º secretário, Dr. Gonzaga (PMDB); 2º secretário, Isac Silveira (PCdoB); e 3º secretário, Seu Marcos (PHS).

Conforme o Regimento Interno da CMA, as chapas que iriam concorrer à eleição deveriam ser apresentadas a Mesa Diretora com 12 horas de antecedência ao pleito. Os vereadores Américo de Deus (REDE), Emília Corrêa (PEN), Iran Barbosa (PT) e Kitty Lima (REDE) se abstiveram do direito de votar por não concordarem com a antecipação do processo.

O presidente Nitinho, durante seu discurso, explicou a real motivação da antecipação da chapa. "Antecipamos em virtude da continuidade dos trabalhos da preparação da Câmara para o futuro. Estamos finalizando o organograma da Casa que dará inicio a realização do concurso público. No dia 28 de agosto iremos inaugurar a escola do Legislativo e neste mesmo dia apresentaremos o aplicativo 'Na Palma da Mão', o convênio com o Banco do Brasil para o pregão eletrônico e o projeto da construção da sede da Câmara Municipal de Aracaju".

Abrindo mão do direito de compor a chapa reeleita, o vereador Juvêncio Barbosa (DEM), atual vice-presidente da CMA, afirmou que a decisão foi única e exclusiva dele. "A minha ausência nesta chapa vencedora partiu única e exclusivamente de mim, porque queria colocar colega que estavam de fora. Vou continuar colaborando da mesma forma como sempre fiz".

Favoráveis

GRosas 5708O líder do prefeito na Câmara, o vereador Professor Bittencourt (PCdoB) destacou que a administração de Nitinho se transformou em uma grata surpresa. "Não tenho a menor dúvida que o senhor transformará a vida desta Casa. Parabenizo também o gesto de Vinicius Porto (DEM) que mostrou ser de grupo".

Se mantendo na 2ª secretaria da Mesa Diretora, o vereador Isac Silveira realizou um ponderação sobre a eleição. "Precisamos colocar as coisas nos seus devidos lugares porque foi ventilado na sociedade que a antecipação da eleição foi pautado nesta legislatura. A antecipação nasceu na gestão anterior. Qual foi o vereador desta Casa que apresentou emenda para alterar o artigo 84, então Nitinho se utilizou de um instrumento legal".

O líder da oposição, Elber Batalha (PSB), votou sim para a permanência da atual presidência. "Voto sim em reconhecimento pelo trabalho que o senhor vem fazendo nesta casa. Todo mundo sempre conheceu o vereador Nitinho como brincalhão, mas nestes oito meses o senhor mostrou comprometimento com o fortalecimento do legislativo. Seria incoerente da minha parte não votar favorável a continuidade desta administração".

Sendo eleito para o cargo de vice-presidente no Biênio 2019/2020, o vereador Thiaguinho foi contundente. "Não houve interferência do prefeito Edvaldo Nogueira nesta chapa, isso foi uma construção do presidente Nitinho através do belo trabalho que vem realizando".

O vereador Anderson de Tuca (PRTB) revelou sua vontade de disputar a eleição. "O artigo 84, que permite a antecipação da eleição foi alterado em 2013. Todos sabem que tinha vontade de ser candidato a presidente, representando o grupo que faço parte, o G5. Mais tenho que reconhecer o trabalho do presidente Nitinho que vai realizar o concurso publico, a implantação da escola do legislativo".

Fábio Meireles (PPS) demonstrou contentamento em três membro do G5 integrarem a Mesa Diretora. "Na primeira eleição não pude votar na chapa de Nitinho e agora tenho a maior satisfação de votar em Vossa Excelencia já que a chapa tem três membros do G5, os vereadores Seu Marcos, Isac e Thiaguinho".

Recuando da disputa, o Vinicius Porto afirmou que na vida as pessoas precisam dar um passo para frente, mais também é importante recuar. "Tentei viabilizar minha candidatura conversando com os colegas e até certo horário da manhã as coisas iam bem, mas ao decorrer do dia tivemos que recuar. Só fico triste que o Democratas perdeu um nome na Mesa, mais nasce um grupo forte, o G5 que emplacou três nomes na Mesa".

O vereador Zezinho do Bugio (PTB) mudou seu pensamento depois de conhecer a versão de Nitinho gestor. "Não votei no senhor na primeira eleição por questões ideológica e de princípios, mas vendo a unidade que a Câmara tem hoje e tendo uma das maiores lideranças da zona norte na chapa, que é o vereador Seu Marcos, eu voto sim".

Palhaço Soneca (PPS) afirmou que o presidente Nitinho deixará o nome marcado na história. "O que deixamos nesta vida é o bom trabalho e nossa história. Sei que o senhor vem fazendo um bom trabalho e deixará seu nome marcado na história do legislativo". Integrando a nova Mesa, o vereador Seu Marcos afirmou que votaria em Nitinho mesmo não integrando na chapa.

GRosas 5938Mesmo fazendo parte do bloco da oposição, o vereador Lucas Aribé (PSB) votou favorável a permanência do atual presidente. "Fazendo um comparativo da eleição de janeiro com esta, quero fazer uma ponderação, que foi seu compromisso. Hoje pela manhã, concedi algumas entrevistas e disse que não concordava com a antecipação da eleição, mesmo assim votei sim porque me comprometi com vossa excelência e sei do trabalho que vem realizando".

O 1º secretário da CMA, Dr. Gonzaga destacou que se 20 vereadores votaram em Nitinho é porque ele vem fazendo um bom trabalho e ainda tem muita mais para mostrar. O vereador Jason Neto (PDT) votou favorável desde quando Nitinho apresentou seus projetos para o porlamento.

O vereador Carlito Alves (PRB) revelou que foi procurado pelo vereador Vinicius Porto e não deu uma resposta, antes de falar com Nitinho. "Fico feliz em ter o senhor como presidente e de ter contribuído com sua reeleição para mais dois anos. "Não sou de ficar em cima do muro, porque quem fica em cima do muro é mais fácil de ser alvejado".

Abstenção

O vereador Iran Barbosa, que se absteve na votação, justificou seu posicionamento sobre a eleição. "O artigo 84 da lei orgânica da Câmara diz que a eleição da chapa deve ser feita até o encerramento do segundo ano do mandato. Esta interpretação que está sendo dada é forçada. Esta eleição é intempestiva e quero manifestar minha contrariedade com essa antecipação", finalizou.

Mesmo aprovando a administração realizada pelo presidente Nitinho, a vereadora Emília Corrêa justificou seu voto. "O processo é legal, mas entendo que não é razoável toda esta antecipação. Digo que se houvesse disputa nesta casa votaria em vossa excelência, por Vossa Excelência ter um planejamento para esta Casa. Por isso me abstenho".

Quem também ficou isento na votação foi o vereador Américo de Deus. "Nada contra a vocês que estão conduzindo esta Casa, quero deixar claro que tenho orgulho do senhor presidente Nitinho e se houvesse uma disputa de chapa votaria no presidente Nitinho, porque sei que está fazendo uma grande administração enxugando a folha, implantação da escola do legislativo, aumento para servidores e concurso público".

A vereadora Kitty Lima afirmou que ficou sabendo da eleição somente no dia de ontem "Ficamos sabendo ontem da eleição, achei tudo muito rápido e desejo que faça o certo e um bom trabalho. Não tenho nada pessoal com os eleitos apenas me abstive por conta da situação".

















Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.







LIGUE E PARTICIPE

(79)99646-5999

Visitas: 16573
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2017 - Rádio Liberdade FM - www.sergipeemacao.com.br Noticia em tempo real !!!